quarta-feira, 13 de junho de 2012

Jovens católicos visitam escolas para conscientizar sobre o uso de drogas e divulgar o Bote Fé Cuiabá

Eduardo Cardoso

Em preparação para a acolhida da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora, que chegarão à Cuiabá no próximo mês, cerca de 400 jovens, de todas as pastorais e movimentos, da Arquidiocese estão visitando escolas de Cuiabá e Várzea Grande. As atividades fazem parte do projeto “Bote Fé na Vida: por um mundo sem drogas”.

Ao longo deste mês cerca de 25 escolas estaduais e particulares recebem a visita dos jovens católicos. O objetivo é atingir diretamente 15 mil alunos, e indiretamente outros 70 mil.

Além de divulgar as atividades do evento ‘Bote Fé’, que inclui shows gratuitos com cantores católicos nacionais e a procissão com os símbolos peregrinos, são demonstrados os efeitos nocivos que os entorpecentes causam ao dependente e na sua família, e em seguida é anunciada a Palavra de Deus, intercalada com testemunho de pessoas que conseguiram vencer o vício das drogas.

Os jovens que visitam as escolas foram capacitados por uma equipe do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONEM-MT) e pelo coordenador estadual do Setor Juventude da CNBB, padre Fábio Oliveira.

As visitas são realizadas nos três períodos letivos, cada diretor ou coordenador pedagógico da unidade de ensino define como será a apresentação do projeto. As visitas têm duração de 15 minutos à uma hora. Os temas são apresentados, utilizando-se de música, com uma linguagem simples e jovem, em um ambiente animado e descontraído. As visitas estão realizadas todas as sextas-feiras do mês de junho.

De acordo com Valdênia Vieira, missionária da Comunidade Canção Nova, a recepção dos alunos tem sido algo surpreendente, e a cada dia, novas escolas têm procurado a organização para também receber as visitas.

“Em todos os lugares que já visitamos alunos e diretores nós recebem com alegria. É muito bom falar de Deus, e melhor ainda mostrar e testemunhar que com Ele nada pode tirar nossa felicidade, nem mesmo o vício das drogas. Assim que souberam da repercussão do projeto, novas escolas têm nos procurado para receber a visita dos nossos jovens missionários.” Destacou Valdênia.

Bote Fé
Trata-se de um projeto nacional promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, em parceria com dioceses, pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades e gravadoras católicas. O evento está sendo realizado em todas as dioceses do país.

Peregrinação
No mês de julho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegarão ao Regional Oeste 2 da CNBB, que corresponde ao estado de Mato Grosso. A peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora começará pela Diocese de Rondonópolis e terminará na Diocese de Cáceres. O ponto alto da peregrinação acontecerá na Arquidiocese de Cuiabá, que celebrará o Bote Fé entre os dias 7 e 9 de julho.

O roteiro de Mato grosso inclui também duas prelazias – circunscrição semelhante às dioceses, mas com características especiais - as de Paranatinga e a de São Felix do Araguaia (que abrange a Ilha do Bananal, localizada no Tocantins).

Veja a seguir o roteiro completo:

1º a e de julho – Diocese de Rondonópolis
4 a 6 de julho – Diocese de Guiratinga
7 a 9 de julho – Arquidiocese de Cuiabá
10 a 12 de julho - Prelazia de Paranatinga
13 a 15 de julho - Diocese de Barra do Garças
16 a 18 de julho - Prelazia de São Félix do Araguaia
19 a 21 de julho - Diocese de Sinop
22 a 24 de julho - Diocese de Juína
25 a 27 de julho - Diocese de Diamantino
28 a 29 de julho - Diocese de São Luiz de Cáceres


0 comentários:

Postar um comentário